Pode até ser que a Electrolux faça esse concurso para ganhar muito dinheiro em cima de boas ideias a um custo baixo, mas que realmente saem alguns conceitos incríveis do Electrolux Design Lab saem.

Este ano, eles lançaram o desafio de pensar em soluções para os espaços compactos de 2050, tanto para lavar roupa e louça, como para armazenar e preparar alimentos.

Os oito finalistas selecionados vão competir pelo prêmio de 5 mil euros no evento 100% Design, em Londres, em setembro.

Os finalistas são:

virtualkitchen_studio_view1_logo-e1279029501472

Kitchen Hideway, de Daniel Dobrogorsky, Austrália, é um conceito de realidade virtual que permite transformar o que a pessoa está pensando em comer em ações de robôs, que prepararam a comida em um ambiente compartilhado entre moradores do mesmo prédio. A ideia é economizar espaço e, convenhamos, empenho.

inductionheatslug_studio_view2_logo-e1279029660285

The Snail, do indiano Peter Alvin, é um dispositivo portátil para esquentar alimentos. Pode ser acoplado em potes, panelas ou canecas e conta com uma bateria de açúcar cristal (!). A energia do açúcar é convertida, aquecendo uma bobina que conduz o processo de indução magnética.

image005

All-in-one, Mathew Gilbride, Estados Unidos é um aparelho modular que alinha sistema de refrigeração, ar condicionado e iluminação. A parede, alimentada por energia solar, conduz a energia aos aparelhos.

image007

O Eco Cleaner, Ahi Andy Mohsen, do Irã é um lava-louças que usa ondas ultrassônicas para ionizar os restos de alimentos para transformá-los em lixo reutilizável. A ideia surgiu a previsão que no futuro os alimentos serão fornecidos em cápsula (quem mais acha isso??), por isso não utiliza água para a lavagem.

image009A Bio Robot Refrigerator, do russo Yuriy Dmitriev, resfria os alimentos por meio de biopolímeros, um tipo de gel, em que as pessoas “grudam” os alimentos. Na verdade a “gosma” não é pegajosa, ela cria uma cápsula ao redor dos mantimentos. Por causa dessa “ténica”, o aparelho não tem portas. Acho que foi um dos mais criativos.

cleancloset_studio_view1_logo1-e1279110881427

O Clean Closet, de Michael Edenius, Suécia, acho que vai resolver o problema de muita gente. É um armário que lava roupas usando tecnologia molecular que reconhece as sujeiras.

dismountwasher_studio_view1_logo-e1279030081366

A Dismount Washer, Lichen Guo, China, como o nome sugere é uma lavadora desmontável. As roupas vão numa cápsula (cápsula é uma palavra que sempre aparece em previsões do futuro…) que, ao ser encaixada num suporte de energia faz com que funcione a lavadora.

externalfridge_studio_view2_logo1-e1279110925637

A External Refrigerator, Nicolas Hubert, França é para ser colocada para fora de casa. Se está frio, usa a temperatura externa para resfriar os alimentos, se estive calor, a luz é transformada em energia por meio de painéis solares (só vai funcionar em países bem frios, mas o conceito pode ser adaptado…).

Compartilhe: