Neste dia 7 aconteceu o “Design for a better world”, um encontro de palestras conectadas pelo entendimento do design enquanto agente de transformações significativas. Transformações estas que vão além da função estética do design e penetram camadas profundas da sociedade, no seu modo de consumir, relacionar e pensar. O evento foi organizado pelo Centro Brasil Design (CBD) em parceria com a Universidade Livre do Meio Ambiente e marcou a assinatura do contrato de adesão do CBD ao Pacto Global.  (conheça mais clicando aqui).

Fivulgacao_cbd

O Pacto Global é uma iniciativa da ONU para mobilizar a comunidade empresarial em prol de avanços nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção | Foto: Divulgação CBD

A fala mais aguardada era a de Srini Srinivasan, presidente eleito do World Design Organization (conheça mais clicando aqui). Cumprindo as expectativas, o indiano trouxe cases internacionais e dados extremamente relevantes para pensar o Brasil no contextos internacional a partir da perspectiva do “design enquanto ferramenta social”, que deu nome a sua palestra. Ele reforçou os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, em tradução livre: “sem pobreza”, “fome zero”, “boa saúde e bem-estar”, “educação de qualidade”, “igualdade de gênero”, “água limpa e saneamento”, “energia acessível e limpa”, “trabalho decente e crescimento econômico”, “inovação e infraestrutura da indústria”, “desigualdades reduzidas”, “cidades e comunidades sustentáveis”, “consumo e produção responsável”, “ação climática”, “vida abaixo d’água”, “vida em terra”, “justiça, paz e instituições fortes” e “parceria para realizar objetivos”.

WhatsApp Image 2018-11-08 at 16.35.23 (7)

Foto: abcDesign

Inseridos no mesmo contexto, a manhã foi composta por mais quatro falas. Adriana Kalinowski, do Sebrae/PR trouxe a questão da importância do design para o desenvolvimento dos pequenos negócios. Waldick Jatobá trouxe a trajetória de responsabilidade social do Instituto Campana, que não apenas revitaliza, como dá continuidade às suas ações sociais com projetos de longa duração e planejamento econômico. Os sócios da Furf Design (colunistas aqui da abc!) apresentaram o case Caravelas. E os parceiros da YVY apresentaram este projeto de sustentabilidade que une design e oportunidade de mercado em um produto com um futuro promissor.

Após as falas, o evento se encerrou com uma roda de conversa que conectou os temas previamente apresentados com intermédio de Sérgio Pires.

WhatsApp Image 2018-11-08 at 16.35.23 (1)

Fotos: abcDesign

Compartilhe:
  • 2
    Shares