Esta é uma foto de Araucária, no Paraná, e ela é quem marca o nosso terceiro dia do 30 Days on the Street, da abcDesign. A casa é de uma família que Marcos, o arte finalista da equipe, ajudava com doações arrecadadas com seus amigos. A história como ele e a sua família conheceram essa casa, é a seguinte:


No ano de 2009, num dia que estávamos em Araucária, na casa dos pais da minha esposa, eu propus a ela de encontrar alguma família que nós pudéssemos oferecer  ajuda de alguma maneira.

Pegamos o carro e fomos para uma área pobre da cidade, onde em uma rua de chão batido, que não tinha saída, topamos com essa casa, da imagem, na nossa frente. Fomos conversar com a família, que tinha vindo de Maringá, há mais ou menos três meses, para tentar a vida. A família nos recebeu com espanto, é claro, mas com a conversa, fomos conseguindo a simpatia de todos.

Com o tempo e com o número de doações, essa família se tornou, não apenas uma família ajudada, mas uma família que além de receber ajuda, passavam para outras famílias roupas que não serviam, comida que poderia estragar, móveis que não iriam usar. Ou seja, eles se tornaram parte desse movimento.
Tínhamos como meta ir lá de duas ou três vezes por mês. Se tornava uma aventura em época de chuva e frio, pois a rua tinha muito barro. Mas para nós, isso era apenas barro que sai com água.
Depois de quase um ano, juntamos todas as doações como sempre e fomos até eles, mas, infelizmente não encontramos mais essa família. Alguns vizinhos comentaram que eles tinham partido naquela semana para Maringá, pois haviam recebido uma proposta de emprego e moradia melhor.
Fiquei feliz e triste ao mesmo tempo, mas óbvio, mais feliz do que triste, pois mesmo que não os vejamos novamente, penso que ajudei e dei um pouco de conforto a essa família.
Hoje ajudamos outra família, uma mãe e filha. A mãe tem um problema na perna e a filha, hoje, tem 15 anos. Mas isto é outra história…

 

Sobre o  30 Days on the street:  um projeto onde cada um dos participantes da equipe da abcDesign irá buscar uma inspiração na rua para compartilhar com os nossos leitores e seguidores das redes sociais. Todos os dias, excluindo os finais de semana, você terá a chance de conferir uma imagem trazida por um dos integrantes da abcDesign para aparecer no blog e no Facebook da revista.

Compartilhe: