O designer Raul Taborda, como projeto experimental da UFRJ, gravou um documentário para refletir sobre processos criativos, contando com os depoimentos do escritório Quinta-Feira, o artista plástico Cadu Costa, o educador e palestrante Charles Watson, Carlo Di Cielo, diretor de criação da F/Nazca, o artista Heleno Bernardi, Felipe Taborda e a artista Maria Nepomuceno, que acabam refletindo também sobre as proximidades e diferenças entre a criação nas artes plásticas, propaganda e design.

O assunto processos criativos, por si só, já é bem complexo. Cada um tem o seu, às vezes não se tem tempo para ter processo (job para hoje!) e as teorias nem sempre se aplicam à prática na hora de criar. Por isso, quanto mais ouvimos criativos e experts no assunto falando sobre suas próprias concepções de criatividade, melhor passamos a entender os nossos próprios métodos e ideais de criação.

A Infolio, nossa editora, também explorou o tema na edição do livro Conexões (R$ 69,00), para o qual convidou 24 profissionais das diferentes áreas de criação (entre produto, gráfico e moda) para apresentarem seus processos de criação por meio de um case específico.

Um vídeo para uma reflexão filosófica, e um livro para uma referência prática!

Processo Criativo from Raul Taborda on Vimeo.

Compartilhe: