Há algum tempo atrás, publicamos sobre o concurso da Mozilla, que pedia projetos de interação usando tabs. Um dos participantes é o Instituto Faber Ludens/Fisam/Unc, com o projeto Cubezilla.

cubezilla_72dpi_11

cube_big

cube_max_open

O projeto propõe a navegação por meio de abas integrando conceitos de realidade aumentada. O navegador proposto é baseado no cubo mágico (Rubik’s cube) e cada cor representa um grupo de websites, escolhido pelo próprio usuário. “Quando o mouse passa por cima de cada face, thumbnails do conjunto de sites correspondentes aparecem. Quando você clica no cubo, pode mudar o lado. O objetivo era “criar uma metáfora para o multitasking”.

Érico Fileno, designer de interação do CESAR e fundador/professor do Instituto Faber-Ludens de Design de Interação, explica que instituto tem uma parceria com a FISAM (Faculdades Internacionais San Martin) e a UnC (Universidade do Contestado) em uma pós-graduação em Design de Interação, e foi com esses estudantes que foi feito o projeto.

No vídeo também é mostrada a interação com a realidade aumentada, em que aparece o usuário controlando os sites por meio do cubinho. Bem interessante.

Você pode conhecer os demais projetos no site do concurso e votar naqueles que achar mais interessante, e mais abaixo aqui você pode conferir o vídeo explicativo do projeto Cubezilla.

Compartilhe: