A anamorfose é um jeito não convencional de se ver. Se refere a imagens criadas de forma distorcidas que só podem vistas ou quando o espectador está num lugar determinado ou quando é usado um espelho que distorce a imagem.

São os dois tipos de anamorfose: a chamada de oblíqua e a “catoptric”. Neste último, a imagem só poder ser vista normalmente quando refletida em um espelho geralmente cilíndrico, cônico ou piramidal.

ambassadors

Os embaixadores

arrow-distant

Visto do carro

Os Embaixadores, uma pintura que está na National Gallery, de Londres é um dos exemplos mais conhecidos de anamorfose. Segundo o site Anamorphosis, para ver a caveira de forma certa, você deve ver da direita e muito perto do plano do quadro. No computador, feche seu olho esquerdo, coloque seu olho direito do lado da tela, mais ou menos da metade para cima do quadro e mais ou menos 5 a 10 cm do lado direito. (aqui tentamos, mas não conseguimos).

arrow-from-side

Visto de fora

O uso mais comum do design anamórfico é na sinalização de estradas porque essas marcações devem ser vistas pelos usuários de uma posição “não-convencional” – de um ângulo raso – que cria um efeito de diminuição.

stairs1

Perspectiva errada

Visto de uma distância, a altura das flechas parece a mesma que a altura da palavra Carro, logo abaixo. Olhado de lado, podemos ver que a flecha é na verdade duas vezes mais alta que a palavra. As marcas de estradas são geralmente baseadas na técnica oblíqua de anamorfismo.

A anamorfose oblíqua é similar à técnica de trompe l’oiel, pois ambas usam da perspectiva para criar truques nas imagens. A diferença está na natureza do truque. Na anamorfose, o expectador vê algo que não faz sentido se visto no ponto de vista convencional, enquanto o trompe l’oeil, o expectador é enganado a ver uma imagem, enquanto há outra por trás.

Já da técnica de catoptric, um dos artistas mais reconhecidos é o designer húngaro István Orosz, que vai se apresentar no TrimarchiDG deste ano. Em breve postaremos uma entrevista com ele.

No site www.anamorphisis.com, é possível baixar um software chamado Anamorph Me!, para você criar esse efeito de imagens oblíquas e catoptrics em suas imagens.

Imagens e infomações: http://www.anamorphosis.com/ e Yahoo Images

Perspectiva errada2

Perspectiva errada2

Agora sim! István Orosz

Agora sim! István Orosz

István Orosz

István Orosz, imagem de Escher

István Orsz

István Orsz

Dinteville I - István Orosz

Dinteville I - István Orosz

Dinteville 2, vista lateral

Dinteville 2, vista lateral

Compartilhe: