Esta é a 9ª edição do Brasil Design Awards. Desenvolvida pela Associação Brasileira de Designers, desde a sua última edição (2018), a premiação passou a contar com um corpo de jurados especializado, elevando sua credibilidade no panorama do design nacional.

Nesta edição, são aceitos trabalhos desenvolvidos entre 2018 e junho de 2019, desde que efetivamente implementados no mercado. São 10 categorias e 78 subcategorias:

DESIGN GRÁFICO

Design de Marca – pequenas e médias empresas (organizações com até 100 funcionários): design de marca corporativa que traduza a personalidade, essência e estratégias da empresa.

Design de Marca – grandes empresas (organizações com 100 ou mais funcionários): design de marca corporativa que traduza a personalidade, essência e estratégias da empresa.

Marca de Produto ou Serviço: design de marca de produto ou serviço que tem como objetivo distinguir, diferenciar e promover produto ou serviço de outro substituto.

Design Informativo: design de catálogos, folhetos, manuais, instruções, guias de referência e mala direta.

Artigos de Papelaria: design de cartões, convites e outros artigos de identificação.

Cartazes: design de cartazes simples ou dupla face.

Material Promocional para Ponto de Venda: projeto de peça ou conjunto de peças gráficas que buscam promover produtos ou serviços em locais de exposição e venda.

Materiais de Autopromoção: design de materiais destinados a autopromoção de agências de publicidade e escritórios de design.

Gráfica Aplicada: qualquer trabalho que não se encaixe nas outras categorias de design gráfico: bilhetes, cardápios, canecas, sacolas e uniformes.

 

CRAFT FOR DESIGN

Ilustração para Design: uso de ilustração em peças de design.

Fotografia para Design: uso de fotografia em projetos de design.

Tipos de Letra/Família Tipográfica: design de fontes ou família de fontes.

Pictograma: design de uma família de figuras ou símbolos, que representam objetos ou conceitos por meio de desenhos figurativos.

Infográficos: design de gráfico para apresentação de informações com preponderância de elementos gráfico-visuais.

Animação e Ilustração Para Sites e Design Digital: uso de animação e ilustração em sites ou peça de design digital.

Design de Som e Uso de Música Para Sites e Design Digital: uso do som em sites ou peças de design digital.

 

DESIGN DE AMBIENTE

Comunicação Visual: design de elementos visuais que tem como objetivo comunicar as estratégias da empresa em espaços físicos.

Sistemas de Sinalização: sistema de sinalização, mapas e informações que visam orientar usuários em edifícios ou espaços públicos de forma autônoma.

Design de Exposições e Instalações: design de exposições permanentes ou temporárias, que podem ou não ser interativas.

Ambientação de Espaços Corporativos: design de espaços corporativos, interiores ou exteriores, que tenham construção de identidade de marca como principal premissa.

Design de Varejo: design de espaços de varejo, incluindo lojas provisórias ou permanentes.

Design de Redes de Varejo: design de espaços de varejo implantado em redes com 5 lojas ou mais.

Displays e Mobiliários Promocionais: design de peças para apresentação, informação e promoção de produtos.

Cenografia: design para ambientação de teatro, cinema, TV, eventos e feiras comerciais.

 

DESIGN DE EMBALAGEM

Alimentos: design de embalagem para gêneros alimentícios em geral.

Bebidas: design de embalagem para bebidas.

Produtos e Equipamentos: design de embalagem para produtos e equipamentos.

Roupas, Sapatos e Acessórios: design de embalagem para vestuário em geral como roupas, sapatos e acessórios.

Cosméticos, Higiene Pessoal e Limpeza: design de embalagem para cosméticos, higiene e limpeza.

Edições Limitadas: embalagens para itens de edição limitada.

Projeto Estrutural: design estrutural da forma de embalagens, com foco na funcionalidade e na produtividade em técnicas e materiais diversos.

Inovação: uso de novas tecnologias e materiais para criar novos formatos e usos de embalagens.|

 

DESIGN DE IMPACTO POSITIVO

Branding: desenvolvimento de estratégias ou conjunto de ações estratégicas para construir e posicionar uma marca no mercado, de maneira a gerar um bem comum para uma comunidade, localidade ou o planeta. A apresentação deve ilustrar como o projeto foi fundamental para a mudança cultural ou para a obtenção de propósito da marca.

Design de Serviço: projeto que visa construir, modificar e/ou aprimorar serviços que gerem um bem comum para uma comunidade, localidade ou o planeta. A apresentação deve ilustrar como o projeto foi fundamental para a construção/modificação de cultura e atuação da empresa.

Design de Produto: projeto de produto que tem na sua concepção o conceito de gerar um bem comum para uma comunidade, localidade ou o planeta. A apresentação deve ilustrar os objetivos e resultados do projeto.

Design de Ambiente: projeto de ambiente que tem na sua concepção o conceito de gerar um bem comum para uma comunidade, localidade ou o planeta. A apresentação deve ilustrar os objetivos e resultados do projeto.

Design de Embalagem: projeto de embalagem que tem na sua concepção o conceito de gerar um bem comum para uma comunidade, localidade ou o planeta. A apresentação deve ilustrar os objetivos e resultados do projeto.

Crafts for Design: projeto que tem na sua concepção o conceito de gerar um bem comum para uma comunidade, localidade ou o planeta. A apresentação deve ilustrar os objetivos e resultados do projeto.

Design Digital: projeto de design que tem na sua concepção o conceito de gerar um bem comum para uma comunidade, localidade ou o planeta. A apresentação deve ilustrar os objetivos e resultados do projeto.

Design de Editorial: projeto de design editorial que tem na sua concepção o conceito de gerar um bem comum para uma comunidade, localidade ou o planeta. A apresentação deve ilustrar os objetivos e resultados do projeto.

Design Gráfico: projeto de design gráfico que tem na sua concepção o conceito de gerar um bem comum para uma comunidade, localidade ou o planeta. A apresentação deve ilustrar os objetivos e resultados do projeto.

 

DESIGN DE PRODUTO

Transporte: design de produto para automóveis, motocicletas, bicicletas, patinetes motorizados, triciclos, quadriciclos, veículos comerciais, coletivos, aeroplanos, trens, navios e barcos, veículos esportivos, aviões e trailers, entre outros.

Eletrônicos/Eletrodoméstico: design de produto eletrônico ou eletrodoméstico, como televisores, equipamentos de apresentação, projetores, câmeras, dispositivos de navegação, GPS, media players, controles remotos, fones de ouvido, alto-falantes, telefones, celulares, sistemas de telefonia, computadores, notebooks, servidores, cases, impressoras, monitores, teclados, mouse, consoles para jogos, escâneres, copiadoras, ar condicionado, equipamentos médicos e equipamentos para a indústria, entre outros.

Utensílios Domésticos e Decoração: design de equipamento de uso doméstico, como cozinhas, eletrodomésticos em geral e seus acessórios, louças, talheres, vidros, cerâmicas, porcelanas, acessórios, máquinas de café, sistemas profissionais de cozinha, bebedouros, tecidos e tapetes, entre outros.

Construção: design de produto para a área de construção, como pisos, pavimentos, revestimentos, torneiras, tijolos, telhas, vasos sanitários, esquadrias e maçanetas, entre outros.

Mobiliário Residencial: design de mobiliário para uso residencial, incluindo cadeiras, poltronas, estantes, racks, suportes, mesas, aparadores, mesas de apoio e sofás, entre outros.

Mobiliário Comercial ou Corporativo: design de mobiliário para uso corporativo ou comercial, incluindo cadeiras, poltronas, plataformas de trabalho, postos de atendimento, sistemas de divisórias, pisos elevados e sistemas de armazenagem, móveis e sistemas de exibição para interiores 10 para hotéis, restaurantes, lojas, lounges, bancos, bem-estar, saúde, espaços comuns, museus, bibliotecas, cantinas, espaços sociais, interação e comunicação, entre outros.

Lifestyle: design de equipamento destinado ao lazer, esportes e bem-estar, como banheiras de hidromassagem, saunas, banheiros e spas, artigos esportivos e para acampamentos, equipamentos de ginástica, implementos para jardinagem, equipamentos de jogos, moda e vestuário, equipamentos para bebês, bolsas e malas, óculos, joias e relógios, artigos em couro, produtos ópticos, instrumentos musicais, brinquedos, jogos e medalhas, entre outros.

Equipamento Urbano: design de equipamento para uso urbano, como mobiliário, paradas de ônibus, parques, playgrounds, terminais públicos de informação, sistemas de informação, sistemas de localização e orientação e sistemas de publicidade exterior, entre outros.

 

DESIGN DE SERVIÇO

Serviços Financeiros: design de serviço para instituições bancárias, investimentos, financiamentos e de seguros.

Varejo: Instituições de comércio físico e digital.

Bens de Consumo: design de serviço para instituições de produção de bens duráveis e/ou não-duráveis.

Turismo: design de serviço para instituições de agendamento de viagens, experiências e hotelaria.

Saúde: design de serviço para serviços de saúde, como laboratórios, instituições hospitalares e fármacos.

Transporte e Logística: design de serviço para instituições de transporte de pessoas e/ou bens.

Educação: design de serviço para instituições de serviços de educação presencial e/ou à distância.

Governo: design de serviço para instituições de todos os níveis governamentais.

Entretenimento: design de serviço para instituições de produção de conteúdos físicos ou digitais de editorial, áudio e/ou visual.

Telecoms: design de serviço para instituições de conexões de dados ou voz.

Infraestrutura: design de serviço para instituições de produção de commodities.

 

DESIGN DIGITAL

Site/Hotsite/Portal: design de sites, hotsites, portais, plataformas, ecommerces, entre outros.

Aplicativos: design de aplicativos nativos ou híbridos para dispositivos móveis.

Produtos Conectados (IOT): design de produto projetado para trabalhar em conjunto com uma plataforma digital.

Design de Experiência do Usuário (UX): design de experiência do usuário para um site, plataforma móvel ou outros trabalhos digitais.

Design de Jogos: design de jogo ou plataforma de jogos de marca, podendo incluir realidade virtual e aumentada.

Inovação Tecnológica: o trabalho de design que explora os limites do que pode ser feito em mídia digital, usando a tecnologia de uma maneira nova.

Design de Serviço Digital: criação de um serviço baseado em um aplicativo ou uma plataforma digital que oferece uma nova experiência para o usuário.

Instalações Digitais: design de instalação de vídeo ou projeção que criam um ambiente imersivo.

 

DESIGN EDITORIAL

Livros: projeto gráfico de livro completo, podendo contemplar edições isoladas ou coleções.

Capas de Livros: capa e sobrecapa de publicações isoladas ou coleções.

Publicações Corporativas: projeto gráfico de relatórios anuais e livros corporativos.

Revistas, Jornais e Publicações Periódicas: projeto gráfico integral de publicação periódica.

E-books e Livros Digitais: projeto gráfico para e-books e livros digitais.

 

Realizou algum trabalho que encaixa nas descrições acima? Inscreva-se clicando aqui.