Cannes é o mais reconhecido prêmio de propaganda do mundo, e está em sua 56° edição. Estranho pensar que a categoria de design foi apenas incluída em 2008, mas é a realidade.

O Brasil vem marcando forte presença na categoria. Este ano foram sete leões, quatro a mais que no ano passado. Os resultados estão sendo devidamente comemorados e realmente devem ser. Esses prêmios também representam o reconhecimento de um trabalho que vem almejando fortalecer o design brasileiro, não só em termos de qualidade, mas, especialmente, em termos de negócios.

O número de inscrições brasileiras em design no festival, por exemplo, foi o maior entre todos os países: 174. Esse número foi fruto de um investimento da Abedesign (Associação Brasileira de Empresas de Design) e da Apex (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) de R$ 2 milhões, que estimulou e viabilizou muitas das incrições. Essa é apenas uma das muitas iniciativas dessas instituições que também organizam a Brazil Design Week, que esse ano acontece em São Paulo, e é um evento que visa aumentar o número de negócios em design.

Em entrevista para o site Portal da Propaganda, que está fazendo a cobertura do festival, Luciano Deos, presidente da Abedesign e também jurado da categoria design em Cannes, confirmou que a participação do Brasil foi excelente, e que a expectativa agora é que esse resultado tenha retorno internamente. “Esperamos mostrar para o mercado brasileiro a relevância do design nos negócios”.

Nossa qualidade em design já está comprovada, agora vamos trabalhar para colher os frutos!! E que sejam muitos.

Relembre os ganhadores brasileiros:

havaianas

Leão de Ouro - AlmapBBDO, com o case "Identidade Havaianas"

spfw

Leão de prata - "Havaianas convida para o SPFW", também pela AlmapBBDO

claro

Leão de Prata - "Identidade Claro", pelo GAD', comandado por Deos

Leão de Bronze - "Veja além", da AgênciaClick. Hotsite para Fiat

Leão de Bronze - "Veja além", da AgênciaClick. Hotsite para Fiat

Leão de Bronze - "Identidade Não Homofobia", para Fundação Arco-Iris pela Indústria Nacional & Diálogo Design

Leão de Bronze - "Identidade Não Homofobia", para Fundação Arco-Iris pela Indústria Nacional & Diálogo Design

Compartilhe: