Nossa mais aguardada premiação saiu hoje pela manhã, mas como existe um embargo que pede que não divulguemos antes da premiação oficial, estamos agora dando as melhores peças premiadas na categoria Design no Cannes Lions 2011.

O Brasil levou dois ouros, uma prata e dois bronzes, um resultado melhor do que o ano passado. Para o presidente do júri de design, Luciano Deos, o resultado foi ótimo, mas ainda há muito potencial para melhorar. “Muitos dos projetos brasileiros eram muito criativos, mas vinham com pouca qualidade de execução. Não são como os trabalhos alemães que são impecáveis”. A Alemanha, aliás, foi a maior vencedora, com 26 leões.

Dentre os leões brasileiros estão apenas agências de publicidade e não escritórios especializados em design. Para ele, três razões justificam o fato: A produção dos escritórios ainda limita-se a poucas das subcategorias de Cannes, as agências de propaganda estão mais preparadas para as inscrições e os designers não costumam se interessar pelo festival, que é tradicionalmente voltado à publicidade”. “Com o festival posicionando-se agora como de criatividade, esperamos que se quebrem essas barreiras, porque com certeza temos muitos trabalhos como na área digital e ambientes, por exemplo, que poderiam ter representado muito melhor o Brasil”.

O Grand Prix foi para o hotel Cosmopolitan, em Las Vegas, projetado pela Digital Kitchen, que ganhou o reconhecimento por usar tecnologia e design para entregar uma experiência completa e integrada. Usando mais de 500 telas nas colunas e arte digital, o ambiente pode ser sempre mudado e adaptado para ocasiões especiais e eventos.

Ouros:

A nova Bíblia

A Gobasil da Alemanha provou que é possível renovar o livro mais antigo do mundo.

 

A identidade química

A empresa de produção visual Shu queria uma identidade que, além de diferenciá-la, fosse feita com uma ferramenta nova e impossível de ser copiada. A solução feita pela Ogilvy Japão, sob o conceito “reação química”, usou alumínio que soldado criou cores vivas e fortes, além de um brilho que não pode ser reproduzido com impressoras offset convencionais.

 

Calendário BBC Wildfund

O calendário criado pela The Chase Creative, de Londres, é simples e genial para mostrar para as pessoas as espécies que estão sendo extintas.

Vida saudável

A ICA, maior rede de mercados da Suécia, queria uma linha de embalagens que enfatizasse a vida saudável. Com um conceito até simples, a King Stockholm criou uma bela linha enfatizando a ilustração.

 

Background

Todos os dias as casas noturnas colocam cartazes sobre as festas que vão promover. Para divulgar sua abertura, a Jeudi resolveu chamar a Jung Von Matt, que preferiu um caminho bem diferente. O cartaz desta vez foi branco e cobriu os concorrentes.

 

Calendário montável

A Tamiya, uma empresa de brinquedos montáveis queria criar um calendário que não fosse simplesmente jogado fora e criasse um laço mais profundo com seus consumidores. Baseando-se na expertise da empresa, as datas do calendário são na verdade peças que podem ser montados depois de passar o dia. A criação ficou por conta da Creative Juice de Bankok.


O livro e a cidade

Todos os anos, Melbourne, na Austrália, realiza o Festival de Escritores, movimento 50 mil pessoas na cidade. A ideia da JWT Melbourne foi aproveitar essa oportunidade e levar as pessoas para rua. O livro entregue para as pessoas continha mapas e palavras faltantes. Ela deviam ir até o lugar e levar o livro à perspectiva indicada para poder ler a história completa. É o livro que é escrito pela própria cidade.

 

Não tenha medo de rasgar

O Hotel Emiliano é um famoso hotel 5 estrelas que quando completou 10 anos quis fazer um livro comemorativo. Com ilustrações de Eduardo Recife, a JWT Brasil criou, além de um lindíssimo editorial, uma surpresa. As folhas tinham que se rasgadas para entender toda a história por trás do hotel.

Círculos

A Sonae é uma marca multinacional que nos últimos anos passou por mudanças que a tornaram ainda mais diversificada. Para acompanhar, foi desenvolvida uma nova identidade pela Ivity Brand Corp de Portugal. A marca é flexível e conta com uma gerador de padrões que permite diversas aplicações.

Feliz aniversário

Para comemorar seu 21º aniversário no Brasil, a MTV incubiu a agência Loducca para fazer o vídeo comemorativo. O resultado é uma animação feita toda em balões.

Daqui a pouco, prata!

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