Já que números é um assunto tão comum quanto a criatividade aqui em Cannes, vamos contribuir um pouquinho. A categoria Press foi a melhor até agora para o Brasil. Foram 20 dos 60 leões acumulados até agora, três a mais do que levaram o ano passado. Esse número pode ainda aumentar porque ainda não foram distribuídos os prêmios de Filmes, os queridinhos do Festival, e na categoria o Brasil tem nove projetos na shortlist.

Número são legais para quem é competitivo e gosta de acumular troféu (que tem seu mérito), mas aqui estamos mesmo interessados em conhecer os trabalhos vencedores, avaliar se os achamos mesmo bacana e guardar como fonte de inspiração.

O Grand Prix ficou para o anúncio da Samsonite feito pela JWT Shanghai, que realmente está com um conceito e execução impecáveis.

Dentre os muitos brasileiros estão:

Almap BBDO, com a campanha para a revista Billboard, que foi Grand Prix ano passado com outras peças também para a Billboard. De novo o anúncio está para o gosto dos designers com as tipografias baseadas em músicos.

 

Almap BBDO de novo, desta vez com peças para o Tiguan, da Volkswagen. A necessidade era mostrar o recurso de estacionamento automático.

 

Almap BBDO para os caminhões de entrega da Volkswagen. “O tamanho certo para a sua necessidade”.

 

Almap BBDO para a Panamericana (já mostramos que ganhou Design também)

 

Almap BBDO (dominando) com as peças para a Getty Images, mostrando que algumas poucas imagens se multiplicam quando a vemos como um caleidoscópio.

 

A Moma Propaganda, com uma campanha ousada e divertida para a Kia Motors e o seu carro com duplo controle de temperatura.

 

Moma propaganda com os anúncios para o Meio e Mensagem que ficaram bem conhecidos pela internet (será que alguém não viu?).

 

Age Isobar São Paulo para a Mugen, um curso de cabelereiros. A peça desafia quem conseguir cortar certinho as cabeleiras para ganhar uma passagem de avião.

 

Y&R com o trabalho para a Miami Ad School. A campanha usa clichês da propaganda para mostrar como é difícil sair de uma ideia já muito conhecida e, por isso, grandes ideias não são fáceis de se encontrar.

 

Y&R agora para a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo com uma peça no mínimo agonizante para incentivar a doação de sangue. “Você tem mais sangue que precisa, doe um pouco”.

 

JWT Brasil para a Bayer. “Sem energia, tudo parece mais difícil”.

 

F/Nazca levou um leão com a campanha para a Olay, marca de cosméticos, satirizando os artistas numa página de Caras.

 

Ogilvy Brasil com os anúncios para a Band Sports.

 

DDB Brasil para a Marca Brasil Newspaper, mostrando que o futebol pode ser um ótimo jeito de quebrar preconceitos.

 

Y&R com a o anúncio para as lavadoras LG. Nesta uma palavra está dizendo tudo, mesmo que mil vezes embaralhada.

 

E Leo Burnett para a nova ambulância da Fiat. O anúncio usa ilustração em massinha.

 

Para ver todas as campanhas premiadas, entre em http://www.canneslions.com/work/press/ (basta navegar entre ouro, prata e bronze)

 

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