por RODRIGO FORBECK (correspondente da abcDesign no Cannes Lions 2012)

 

Muito calor, praia, pessoas do mundo todo “invadindo” uma cidade com pouco mais de 74 mil habitantes. Essa é a atmosfera que envolve o maior evento de comunicação e criatividade do mundo. O Cannes Lions 2012 começou neste domingo com novas categorias e muitas novidades em seu formato; provando que também é preciso inovar para falar de inovação.

 O grande banner do teatro já dá uma pista de que as mídias socias ganharam mais espaço no Festival deste ano.

A bela praia fica “disponível”, com sol até as 21h, para quem quiser dar uma pequena pausa no festival.

Daqui pra frente, vou escrever em primeira pessoa, tudo bem? (risos) Isso porque é quase impossível comentar sobre esse universo tão impressionante sem revelar um pouco das impressões pessoais. E não tenho dúvida de que o impacto que o Festival está causando em mim reflete as surpresas de grande parte de quem está aqui, principalmente dos que também são estreantes.

Para começar, o que me chamou a atenção logo que cheguei ao município litorâneo foi a sensação de que todo mundo aqui está vivendo o Festival. O Cannes Lions para — ou melhor, movimenta — toda a pequena cidade da Riviera Francesa. Não importa o restaurante que você escolha para almoçar ou a cafeteria que pretenda tomar o cafezinho antes de seu próximo programa, sempre haverá ao seu lado pessoas que estão em Cannes pelo mesmo objetivo — ampliar seu potencial criativo. Conversei até com gente que não conseguiu se inscrever para o Festival, mas que veio mesmo assim para “sentir o clima do Cannes Lions e interagir com criativos de todos os cantos do planeta”. Acho que esse “clima” a que eles se referem é parecido com o de estar em um parque temático, onde a sensação é de que tudo remete à diversão. Aqui, por sua vez, tudo inspira criatividade. Não consigo imaginar uma atmosfera assim se o Festival fosse em Londres ou Paris. Nas grandes capitais, muita coisa toma o mesmo espaço ao mesmo tempo. Em Cannes, pelo menos durante os sete dias de festival, todos respiram criatividade.

Ah, o Sol fica brilhando no exuberante mar de Cannes até quase 9h30 da noite. No final do dia, quem sabe até role passear na praia para relaxar e digerir as novas ideias que apareceram durante o dia.

 

Ao longo desta semana, vou compartilhar no blog o que está rolando por aqui. Se quiser saber de algum tema em especial, deixe uma sugestão em rodrigo@abcdesign.com.br

Nesta quarta, serão anunciados os premiados na categoria Design. Fique ligado!

Au revoir!

Compartilhe: