Em mais um ano, o Brasil se saiu bem na premiação do iF Product Design Awards. Foram 18 premiados, entre os destaques o pufe Carambola, os dois projetos de superfícies da designer Renata Rubim, o vaso Kony e o Favo Verde:

Pufe Carambola (Sérgio J. Matos e Cyro Visgueiro) - O conceito do pufe vem da forma da fruta carambola e sua confecção alia antigas técnicas de artesanato a um desenho contemporâneo. A estrutura é em aço carbono e a trama feita artesanalmente com fios de algodão natural ou colorido para área interna e com fios de nylon coloridos para área externa. O algodão natural é uma espécie desenvolvida pela EMBRAPAPB que permite que a pluma já nasça colorida, dispensando a utilização de produtos químicos para seu tingimento.

Crocco Studio + Ogro - Prancha de surf que faz parte de uma série com tiragem limitada de tipos de shapes, detalha 12 diferentes padrões da madeira – a Topomorfose. Aplicadas pelo shaper Henrique ”Ogro” Perrone, os desenhos remetem ao grafismo essencial de traço primitivo tribal que a natureza oferece.

 

Catavento (Renata Rubim Design & Cores) - O revestimento Catavento tem como principal característica o movimento com suas linhas e volumes ondulados. Apresenta, portanto, uma sinuosidade constante e suave que contrasta com o material do produto que é uma placa de cimento. A fabricação de todos os produtos Solarium apesar de ser em série é artesanal. A empresa tem uma cartela de cores variada e o cliente é quem faz a escolha. O Catavento foi lançado em março de 2011 e já é um campeão de vendas.

 

Praga (Renata Rubim Design & Cores) - O piso Praga é inspirado na praça central de Praga. Totalmente orgânica, faces diferentes que se encaixam de uma maneira espantosa, formando layouts encaixados, e também composições diversas, ora permitindo a drenagem, ora rejuntando tão perfeitamente que a vedação é total. Durante o desenvolvimento descobrimos que a forma era resultado de uma complexa geometria calculada na Idade Média. As composições são inúmeras, permitindo uma grande interação do projetista com o produto. Também é possível utilizar o produto em diferentes cores, pois a coleção é composta por uma gama de 13 cores.

 

Vaso Kony (Punch/ Zanini de Zanine Caldas) - O vaso Kony é uma peça de mobiliário para exterior ou interior e serve como vaso ou cachepot. O vaso foi desenvolvido com o objetivo de juntar a arte com a tecnologia da rotomoldagem aplicada ao mobiliário e à decoração contemporânea, oferecendo qualidade e inovação aos seus usuários. O vaso Kony é produzido em plástico reciclável pelo processo de rotomoldagem, em peça única e texturizada. Disponível em 5 diferentes cores e 2 diferentes tamanhos, pequeno e grande. O vaso no tamanho Grande possui 43 cm de altura em sua parte mais extensa e 26,4 na menor, apresenta 54cm de diâmetro máximo e 32cm de diâmetro em sua abertura.

 

Livro branco 1 (Troyart) - Trata-se de livro com folhas contendo peças brancas destacáveis para a montagem e personalização de personagens em 3 dimensões para promover a criatividade e a diversão. O livro e os personagens montados foram desenvolvidos para perdurarem. O produto tem forte apelo emocional e traz robôs antropomórficos, numa visão romântica. O papel é um material “quente” e macio, perfeito para o produto. Enfim, os personagens do livro oferecem suporte palpável para a expressão criativa (e de coordenação motora), sendo que várias pessoas podem interagir com o livro e os personagens.

 

Favo verde (Fibratom) - Favo verde é um produto em formato de colméia hexagonal, feito em fibra de coco prensada, capaz de fixar vegetação plantada no sentido vertical formando verdadeiros tapetes verdes. Sua utilização em larga escala nos grandes centros urbanos visa o favorecimento de micro climas nestas cidades. Além de serem um isolante termo-acústico, as plantas absorvem o gás carbônico, liberam o oxigênio e diminuem a temperatura ambiente. Sua produção é limpa, não deixa resíduos e usa resina natural para agregar a fibra.

 

e-board (Design SW e Quatro Design) - Fabricada com materiais naturais e orgânicos, a eboard é uma prancha de surf sustentável. Sua matéria prima não é nociva e não tem cheiro, foi desenvolvida por uma equipe de engenheiros de materiais. Possui um selo de certificação ambiental, pois realiza a neutralização de todo o CO2 gerado no processo produtivo além de reciclar a sobra de material. Mais leve e mais resistente que as pranchas tradicionais a e-board é um produto fabricado no Brasil e totalmente customizado a partir do desejo do surfista. Um produto que alinha qualidade, estética e preservação para a vida no Planeta.

 

Agrale 2012 (design da QUESTTO|NÓ) - Mais do que uma nova família de veículos, os novos caminhões leves e médios Agrale representam uma série de importantes inovações. O processo de desenvolvimento levou em conta desde aspectos como segurança (o projeto foi todo validado virtualmente antes da construção de protótipos) e otimização de componentes (as cabines se adaptam a vários modelos de caminhão) até o uso de novos materiais e processos, revertidos em melhorias significativas para o usuário e o frotista. Houve um incremento importante no uso de materiais reutilizáveis e os caminhões atendem às legislações de emissões de poluentes.

 

Euvira Rocking Chair (jader almeida design&architecture) - Euvira é uma proposta de cadeira que garante conforto e estética para todas as ocasiões e ambientes. A posição da cadeira se ajusta ao usuário devido ao arco dos pés, somando-se aos ângulos e anatomia do apoio dos braços. O assento e encosto dispõem de duas opções de revestimento: em cordas de nylon em diversas cores ou em couro natural. A estrutura é em madeira maciça de média densidade, confeccionada em maquinas CNC. A abordagem de uma escala ligeiramente reduzida e a forma orgânica completam a proposta de um produto com desenho atemporal.

 

Cube (Christian Frauendorf) - A poltrona Cube é uma poltrona com estrutura de madeira e estofado. Criada para ambientes internos e externos como terraços, varandas e jardins. Em ocasiões de lazer, relaxamento e descanso. Um produto de alta durabilidade pela espessura da madeira utilizada na estrutura, precisão dos encaixes e a alta qualidade no acabamento. A Base e os braços da poltrona são produzidos em madeira Freijó certificada. Estrutura do assento em cedro, tiras elásticas, espumas de densidade D- 28 soft e D-23 revestidas com tecido acrílico impermeável. O encosto é composto por espumas de densidades D- 28 e D-23, e almofadas de pluma sintética.

 

Smile (Doimo Brasil) - A Cadeira Smile com seu design clean é feita em metal e soleta natural, permite conforto através de seu assento curvado e pés conificados. A partir da junção das duas partes de soleta natural esboça um sorriso convidativo ao usuário.

 

D’ Art (Design Itaim Iluminação) - Luminária pendente por cabo de aço com 17W de fita LED 2700K, tem corpo em alumínio extrusado com acabamento anodizado cinza chumbo e difusor em acrílico prismático transparente. É um produto versátil, leve e de pequena espessura. Se posicionada na altura correta, elimina ângulos críticos de ofuscamento e ilumina de forma homogênea a estação de trabalho.

 

Flip (Design da Iluminar) - Formas retas e simples são as características da luminária Flip. Versátil, com versões para luminária de mesa e arandela. Uma peça limpa, com formas geométricas bem definidas. Sobreposição de formas envolvendo um fio de luz. Luz de efeito garante uma iluminação discreta, confortável e diferenciada.

 

Linha Premium Elber (Megabox Design) - A linha de ferragens Premium da ELBER são peças para montagens de projetos com vidros temperados, como dobradiças, trincos, fechaduras, suportes e acessórios. A Linha é injetada em alumínio, e explora o design diferenciado das peças que trabalha com planos de reflexo opostos conferindo efeitos de luz, sombra e brilhos, especiais. Com grande preocupação com a ergonomia, a Linha é uma solução em design, para um mercado carente de soluções estéticas e funcionais, como o fecho Click Solution, que possui nova funcionalidade em relação ao mercado, com sistema intuitivo e simples, que torna seu funcionamento natural com o sentido de uso da peça.

 

GertecRep (Questto/Nó) - O Gertec MarquePonto é um relógio de ponto eletrônico com impressão térmica de comprovante de acesso, atendendo a legislação trabalhista de vários países, inclusive o Brasil. Com dispositivos de reconhecimento por leitura da impressão digital, senha numérica, cartão magnético ou cartão de proximidade, o equipamento oferece o máximo de conforto ao usuário e segurança de dados para a empresa.

 

en. Lite (Dangelo Di) - Em um salão de beleza o ato de ligar e desligar o secador de cabelo se torna complicado em alguns procedimentos, por esse motivo o cabeleireiro deixa o equipamento ligado continuamente. Isso diminui a vida útil do secador e aumenta bastante o consumo de energia elétrica. O en.Lite reduz em 60% o consumo de energia desligando o secador quando este está em estado de repouso e ligando-o quando o profissional empunha o equipamento. Testes executados demonstram um aumento de 25% na vida útil do secador. Ele poder ser utilizado em qualquer modelo de secador sem necessidade de adaptações. Uma solução simples que utiliza gravidade e rádio freqüência.

 

Nexto Series (Altus Sistemas de Informática) - A Série Nexto é a nova série de Controladores Programáveis da Altus, que oferece recursos únicos para aplicações industriais, desde automações distribuídas de fabricas até sistemas redundantes de high-end. Com design e acabamento superior, utilizando materiais como alumínio, plástico e LCD's, a série oferece uma nova experiência em automação. Apresentando inovadora e amigável interface de diagnóstico integrada em cada módulo, mecanismo de fácil manuseio com capacidade de troca à quente, mecanismos para operação assistida e procedimentos de comissionamento, favorece competitividade aos usuários.

 

As inscrições do iF Design no Brasil são coordenadas pelo Design Excellence Brazil. Então, se você também quer participar, fique de olho no site http://debrazil.designbrasil.org.br/

Compartilhe: