O prêmio iF todo mundo já conhece. E que todo ano projetos brasileiros arrematam alguns selos IF também. Há sete anos, desde que o programa Design & Excellence Brazil assumiu a seleção dos inscritos, sempre há ao menos cinco brasileiros premiados.

Neste ano não foi diferente, e oito projetos brasileiros, entre outros 778 de 39 países, foram celebrados no dia 2 de março, em Hannover, Alemanha.

Nada mais nada menos que pela sexta vez, Fernando Prado, da Lumini, teve um de suas luminárias reconhecida com o selo iF de qualidade. E quem pensa que prêmio só serve para acumular espaço no currículo, o depoimento do designer de joias, Adalberto Antonio Amorim, diz tudo: “Após a notícia do prêmio, já atendi cinco ou seis pedidos motivados por essa conquista. Isso ainda antes do yearbook e do trabalho mais intenso de mídia. Estou ansioso pelos resultados. Sem dúvida, o prêmio confere um peso qualitativo muito grande ao produto.”

luminaria-lift
Lift - Fernando Prado. Luminária de piso com apoio para parede.Pode ser usada em alturas diferentes, para iluminação geral e difusa ou direcionada para leitura e possui difusores translúcidos para controle de ofuscamento.

reflexo1-peq
Anel reflexo - Adalberto Antonio de Amorim. O anel em prata com a bola em ouro utiliza o conceito de óptica geométrica, trabalhando com o reflexo total da bola na cuba polida, dando a impressão de uma superfície bem maior do metal mais precioso.

 

Os outros destaques foram a Bola 8, da Penalty; a escova de dentes Plus, da Condor; o ônibus Panorâmico DD, da catarinense Busscar; a bengala Erlanger, da marcenaria paulista Mendes-Hirth e o display Nike Holiday, da Art Office (apresentado na seção Cases da abcDesign 30).

bola-8-peq
Penalty Bola 8 é a primeira bola do mundo com oito gomos. Isso significa menos junções e áreas de atrito, assim como menor resistência ao ar. A Bola 8 tem absorção de 0% de água, garantida pela tecnologia Termotec (termo fusão), que mantém a parte interna da bola completamente seca e conserva o mesmo peso sob chuva intensa. Design da Cambuci S/A. Penalty.

 

escova-plus
Escova Plus (escova de dentes) tem conceito inspirado em folhas, considerando aspectos como a contribuição ao meio ambiente, com uso de menor quantidade de plástico. Empresa: Condor S/A, Design: Inove Branding + Design – Curitiba, Paraná

 

bengala-erlanger-peq
A Bengala Erlanger não tem a imagem de equipamento médico-geriátrico, podendo ser considerada um acessório de uso pessoal. Design: Mendes-Hirth - Fernando Mendes e Roberto Hirth, Estado de São Paulo

 

270_electrolux
A Linha Infinity da Electolux foi elaborada para oferecer versatilidade na organização interna de seus refrigeradores. As prateleiras retráteis, compartimentos móveis e com alças podems serem levados à mesa.

 

nike-peq
A Art Office levou ao consumidor da Nike interatividade nas vitrines, permitindo que eles pintassem os adesivos dispostos nas vitrines de estabelecimentos comerciais da marca. Design: Art Office Design – Alexandre Magno – Curitiba, Paraná

 

 

Panorâmico DD (veículo automotivo) Imponência, conforto e segurança são conceitos aplicados no redesign deste veículo. O modelo atende ao mercado de transporte de passageiros, com aplicações nos segmentos de turismo de alto padrão e linha rodoviária de média/longa distância. O exterior foi renovado, destacando-se o refinamento e o impacto visual promovidos pela grande área envidraçada e pelos retrovisores recuados. No interior, o projeto da cabine do motorista e o painel de instrumentos proporcionam ótimo espaço, conforto e ergonomia. O bem-estar dos passageiros é assegurado pelas poltronas, além de componentes e equipamentos tecnológicos. Design: Busscar Ônibus S.A – Joinville, Estado de Santa Catarina Empresa: Busscar Ônibus S.A – Joinville, Estado de Santa Catarina
O Panorâmico DD atende ao mercado de transporte de passageiros com aplicações nos segmentos de turismo de alto padrão e linha rodoviária de média/longa distância. Design: Busscar Ônibus S.A – Joinville Santa Catarina.

 

Sobre o iF

O iF – International Forum Design – existe há 55 anos, e conta com diversas categorias, incluindo conceitos, comunicação, materiais e embalagens. Os produtos e projetos com o selo IF ficam expostos junto à principal feira de tecnologia de Hannover (Alemanha), a Cebit, que está prevendo um público de mais ou menos 300 mil pessoas.

Sobre o DEBrazil

“O sucesso do design brasileiro no iF Design Awards tem uma marca: o Design Excellence & Brazil (DEBrazil). Sob a coordenação pelo terceiro ano consecutivo do Centro de Design Paraná, o Programa promove o reconhecimento internacional do design brasileiro e difunde no país uma cultura de exportação de produtos de valor agregado. A iniciativa, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), oferece desde 2003 apoio financeiro, técnico e logístico para a inscrição de produtos e projetos brasileiros no prêmio europeu, além de divulgação dos premiados”.

www.designbrasil.org.br/debrazil