A Bienal Brasileira de Design Floripa 2015 teve a sua abertura na sexta- feria passada, 15 de maio, e contempla seis exposições, um seminário internacional, ações educativas e ações paralelas com tema “Design para Todos”. O conceito por trás do tema é o Design Universal, ou seja, para todos os tipos de pessoas, com propostas de uso que atendam a todas camadas sociais, grupos com restrições físicas e os que utilizam serviços públicos e privados. De acordo com Freddy Van Camp, curador da Bienal, a intenção é desmitificar a ideia de que o “design é para poucos”, e estender a visão das pessoas a entender que “tudo é design”.

IMG_7068

IMG_7053

A Bienal vai desdobrar esse conceito em três visões: Design Democrático – Design bom com um menor custo, desenvolvido para todas as camadas sociais; Design Especial – Pensado e criado para pessoas que têm algum tipo de necessidade especial ou específica, incluindo terceira idade; Design Público – Projetos públicos que atendam as populações urbanas, como locomoção, mobilidade, conforto, entretenimento e interação com o próprio meio urbano.

IMG_7046

A programação de abertura começou com uma coletiva, que foi seguida pelo seminários internacionais. Os seminários aconteceram nos dias 15 e 16 de maio, e reuniram designers, pesquisadores, doutores e professores de instituições respeitadas nacionais e internacionais, que discutiram sobre o tema da Bienal “Design para todos”. Entre os especialistas convidados estão Mugendi K. M’Rithaa (Cidade do Cabo, África do Sul), Avril Accolla (Milão, Itália/Xangai, China), Deniz Ova (Istambul, Turquia), Ralph Wiegmann (Hannover, Alemanha), Guilherme Knop (São Paulo, Brasil), Manuel Estrada (Madrid, Espanha), Edna dos Santos-Duisenberg (Genebra, Suíça), Dan Formosa (Piemont, Nova Iorque, EUA), Bel Lobo (Rio de Janeiro, Brasil), Jorn Konijn (Amsterdã, Holanda), Montse Arbelo e Joseba Franco (Bilbao, País Basco, Espanha), Jorge Montana (Bogotá, Colômbia).

A Bienal Brasileira de Design Floripa 2015 vai até o dia 12 de julho.
Para saber mais acesse
http://www.bienalbrasileiradedesign.com.br/home

Compartilhe: