A estudante de design de interiores do CEPDAP (Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões), Josiane Castilho, foi à maior e mais tradicional feira de design de móveis do mundo e escreveu um artigo sobre suas impresssões de tendências na área. Vale a pena conferir o que se espera ver nos próximos meses em móveis e interiores.

dsc00640

dsc00976dsc00653

dsc00923

 

A 48.a edição do Salão Internacional do Móvel de Milão (Cosmit), maior evento de decoração mundial, aconteceu no final de abril e trouxe uma  variedade enorme de novidades.  Separados em 24 pavilhões agrupados dois a dois, o Salão mostrou tendências de desenho, muitas reproduções, peças únicas e coordenadas. Do clássico ao moderno, muitas releituras repaginaram estampas e designs.

Mais uma vez marcaram presença, com um estande cheio de inovações, os brasileiros e irmãos Campana, desenhando o quotidiano através de suas interpretações. Muitas vezes um simples pedaço de material em suas obras, o que poderia ser considerado normal,  torna-se extraordinário. Um exemplo foi a poltrona Susch, em edição limitada exposta no Salão Internacional de Milão, surgindo como uma combinação de pedaços de couro cortados a laser e remetendo a uma flor aquática.

Nas cores as tendências expostas foram o preto, o cinza e o bege. Destaque também para as cores azul, vermelho e lilás, materiais em acrílico e móveis em laca.

O design se mostrou acentuado durante a Mostra, que também apresentou muito luxo e requinte. Lustres do Espaço Bertutii  e da Euroluce ofereceram novas perspectivas. Os lustres apresentam  grandes mudanças no ponto-de-vista tecnológico para as fontes luminosas, com destaque para a parte técnica interna e externa do produto, onde o projeto luminoso ficará cada vez mais centralizado. Svarovski também chamou a atenção com grandes desenhos e brilhantes de luz que transformam o espaço em um ambiente especial.

O minimalismo e as cores claras também se apresentaram como tendência, reforçando a postura clean. O que deixa claro que, além da beleza, a funcionalidade está em alta. Os debates sobre os temas mais diversos ligados à iluminação, desenho, design e mobiliário mostraram porque o Salão de Milão é o maior evento do mundo no assunto e como a área de decoração está avançada.

O Salão levantou boas discussões nos vários espaços destinados a debates entre os profissionais, as empresas da área e estudantes de todo o mundo. Enfim, uma aula de estilos, opções e criatividade que todos os profissionais e estudantes do ramo não deveriam perder.

Fotos: Talk Comunicação.

Compartilhe: