pentagram_tema_logo-peq

Dia 14 de abril, a FAAP (Faculdade Armando Alves Penteado) vai abrigar o primeiro abcDesign Conference, com o escritório Pentagram, representados pelos designers Paula Scher, DJ Stout e o arquiteto Lorenzo Apicella.

Depois das três palestras, Apicella, Scher e Stout se unirão a Adélia Borges, Rico Lins e Luciano Deos para um debate sobre o tema “Como desenvolver um modelo colaborativo, criativo e lucrativo no Brasil”.

O tema escolhido reflete o posicionamento do próprio Pentagram adotou como modelo de negócios. Em seu sistema, aparentemente único no mundo, o escritório agrega sócios – hoje 16 deles – que trabalham colaborando e dividindo os lucros igualmente entre todos.

Será que um modelo com esse é capaz de prosperar aqui no Brasil?

Inscrições e mais informações em http://abcdesignconference.com.br/

Um pouquinho de história

O Estúdio Pentagram foi fundado em 1972 por Alan Fletcher, Theo Crosby, Colin Forbes, Kenneth Grange e Mervyn Kurlansky em Needham Road, Oeste Londrino, Inglaterra, mas atualmente possui escritórios em Londres, Nova York, San Francisco, Austin e Berlim.

Alan Fletcher, Colin Forbes e Bob Gill no estúdio Fletcher/Forbes/Gill, que daria origem ao Pentagram posteriormente. Foto de 1963 tirada por Michael Joseph. CC: DesignMuseum

Alan Fletcher, Colin Forbes e Bob Gill no estúdio Fletcher/Forbes/Gill, que daria origem ao Pentagram posteriormente. Foto de 1963 tirada por Michael Joseph. CC: DesignMuseum

 

Desde sua criação, o estúdio fundamenta-se na colaboração interdisciplinar entre diferentes designers, modelo que vem funcionando muito bem até hoje.

Em 1979, Colin Forbes formou o escritório de Nova York, agregando os designers gráficos Peter Harrison e Woody Pirtle como sócios. Em 1991, Michael Bierut e Paula Scher, designers gráficos e James Biber, arquiteto, entraram como sócios em Nova York. Neste mesmo ano, o escritório mudou-se para um edifício na 204 Fifth Avenue, onde continua até hoje. Agora, nesta sede, encontram-se, ao todo, sete parceiros, incluindo Biber, Bierut, Scher, Michael Gericke, Abbott Miller, Luke Hayman e Lisa Strausfeld, especializada em novas mídias.

Em Londres, os sócios fundadores, David Hillman e John McConnell saíram da sociedade, deixando a segunda e terceira geração no controle da sede de Needham Road. John Rushworth, Daniel Weil (designer de produtos), Angus Hyland, Justus Oehler, Harry Pearce, Dominic Lippa, juntamente com o arquiteto Lorenzo Apicella e William Russell agora compõem o escritório de Londres.

Em Austin, e em São Francisco, as sedes da Pentagram são escritórios de “um homem só”, liderados, respectivamente por DJ Stout e Kit Hinrichs.

Alan Fletcher é sem dúvida a grande "cabeça" por trás do que hoje é o modelo Pentagram. Conheça mais sobre ele em nosssa edição 29.

Alan Fletcher é sem dúvida a grande "cabeça" por trás do que hoje é o modelo Pentagram. Conheça mais sobre ele em nosssa edição 29. Foto: NY Times.

 

O Pentagram trabalha com design gráfico, identidade, arquitetura, interiores e produtos. Já desenvolveram embalagens e produtos para empresas reconhecidas mundialmente, como a Tesco, Boots, 3Com, Swatch, Tiffany & Co, Dell, Netgear, Nike e Timex. O escritório também foi responsável pelo branding do grupo Citibank, United Airlines, e Co-operative, marca do Reino Unido, cuja identidade garantiu prata para a Pentagram no prêmio Design Business Association.

Todos os trabalhos estão registrados no site www.pentagram.com. Em breve, mais notícias, informações e curiosidades sobre os convidados do abcDesign Conference.

Compartilhe: