Com sotaque italiano, o designer Alessandro Novelli produziu um vídeo com o abc das fontes, chamado de “The Alphabet”. O filme consiste em mostrar a sequência do alfabeto através de uma coleção de fontes conhecidas de designers e de todos aqueles que fazem uso da tipografia. Ao som da música Si tu n’étais Pas lá by Fréhel – trilha do filme Amélie- , cada letra assume as características da fonte representada em estilo boêmio.

The Alphabet from n9ve on Vimeo.

A inspiração para compor a obra veio quando o designer estava dentro de uma cafeteria no Brooklin, em Nova York. Nos ares do café, resolveu fazer um projeto pessoal que tentasse conectar as duas paixões, animação e fontes, em uma única peça. “No café, eu comecei a pensar sobre as fontes e rascunhar a animação. Embora o cenário do vídeo seja abstrato, no sentido do espaço do ambiente, o áudio simula o barulho do café ou bar”, explica Novelli.

A seleção das fontes feita pelo designer seguiu dois critérios, o da escolha pessoal e o mix entre estilos diferentes; oscilando entre o clássico e o moderno. “Primeiro, eu brinquei com as fontes “rígidas” – com serifas e sem serifas – e, então, fontes como Godless para o ‘G’ ou Mod para o ‘M’, um grande bloco preto no meio da composição foi inesperado”.

Via n9v.tumblr.com

Compartilhe: